No último dia de atividade o deputado estadual, Raul Pont (PT), falou sobre a resistência dos esdutantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) à repressão sofrida durante a ditadura militar. No vídeo, ele concede uma entrevista à RádioCom, única rádio de Pelotas interessada em realizar a cobertura do evento.
A experiência de Raul Pont no movimento estudantil se deu, justamente, em 1968, quando foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS.De forma descontraída, o deputado falou sobre as estratégias de mobilização das organizações estudantis durante o regime. Segundo o parlamentar petista, a luta dos movimentos sociais contra a ditadura era, sobretudo, uma batalha contra um inimigo em comum: o imperialismo norte-americano. "Mesmo com as divergências internas todas as correntes de esquerda se uniram para combater a ditadura militar", ressaltou Pont.
Último dia de seminário
Para o coordenador do Instituto Mário Alves (IMA), Renato Dellavechia, a resposta da comunidade ao evento foi muito boa. "O seminário atingiu seu objetivo, pois a participação foi bem significtiva. Isso demonstra que ainda há interesse por este tema", disse. Para ele, "as mudanças ocorridas em 1968 caracterizam este período como o acontecimento político mais importante do século passado".
Público qualificado que se fez presente durante todo o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário