Eu tenho um sonho
O reverendo Martin Luther King era um sonhador, um pacifista e, também, um revolucionário. Foram 13 anos de lutas pelos direitos civis até conseguir a intervenção do Estado nas questões envolvendo a discriminação racial.
Entre os boicotes e as manifestações lideradas por King destaca-se a passeata em Washington, onde proferiu o seu histórico discurso para mais de 200 mil pessoas. Na ocasião, o líder negro afirmava: "I have a dream" - "Eu tenho um sonho". Durante o discurso, realizado no racista estado do Alabama, ele dizia sonhar com o dia em que crianças negras e brancas dariam as mãos e viveriam como irmãos. Entre as conquistas dos negros, nesta época, destaca-se a Lei do Direito de Voto (1965), a qual extingüia o uso de exames que tentavam impedí-los de votar.
King morreu em 4 de abril de 1968, após ser baleado em um hotel na cidade de Memphis, local onde hoje é a sede do Museu Nacional dos Direitos Civis. O assassino, James Earl Ray, foi preso e condenado a 99 anos de prisão.
Panteras Negras

Mas os Panteras Negras foram ainda mais além. Criaram centros médicos, educacionais e forneceram alimentação para crianças desamparadas. Os dez pontos programáticos do partido direcionavam a ação direta para a luta contra as mazelas provocadas pela elite branca norte-americana.
Os militantes negros empenhavam-se cada vez mais na busca dos direitos civis. Lutavam por emprego, melhores condições de trabalho, assistência médica, educação igualitária, libertação de prisioneiros, mudanças radicais no sistema judicial e, também, pela não-convocação para a Guerra do Vietnã.
Um dos principais membros do partido Panteras Negras declarou, publicamente, o que sentiu após a morte de Luther King. Em seu discurso, Stokely Carmichael sintetizou a revolta vivenciada na época: "agora que levaram o Doutor King, está na hora de acabar com essa merda de não-violência".

Olimpíadas

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele" (Martin Luther King)
Nenhum comentário:
Postar um comentário