domingo, 8 de junho de 2008

Os sonhadores

Filme sobre Maio de 1968 é apresentado no seminário

Todo o enredo do filme "Os Sonhadores", dirigido pelo italiano Bernardo Bertolucci, se passa em Paris, no ano de 1968. Um jovem norte-americano, apaixonado por cinema, vai a Paris para estudar francês. Mathew acaba morando com outros dois jovens, Isabelle e Theo. Os três ficam juntos por um bom tempo, mas Mathew surpreende-se com a relação incestuosa vivida pelos irmãos gêmeos.

De inicio, o norte-americano fica assustado, embora sinta-se tentado a participar. Com o tempo ele passa a fazer parte do jogo amoroso e cria-se um clássico ménage à trois. Mathew faz uma série de descobertas sobre liberdade sexual, as quais acabam dando o tom da trama de Bertolucci.

Em maio de 1968 , a França vivia uma época de mudanças comportamentais e, principalmente, de transformações impactantes nas esferas política e social. Mesmo assim, os três jovens pareciam experienciar um mundo à parte, que não existia para além de suas descobertas e revoluções pessoais.

Quando eles se dão conta do que realmente estava acontecendo deixam de sonhar sozinhos. Os três amantes passam a experimentar uma das máximas do movimento estudantil de 1968: "os limites impostos ao prazer excitam o prazer de viver sem limites".

Um comentário:

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Esse filme é maravilhoso, indispensável mesmo!