Falar sobre a luta pelos direitos civis e o movimento negro nos EUA. Esta foi a tarefa de Sandro Gonzaga, professor de história da UFRGS. Martin Luther King, os Panteras Negras, a postura da imprensa e dos aparelhos repressores do Estado. Cada aspecto relevante deste período, dentro da retrospectiva dos 40 anos de 1968, foi abordado na palestra.
Após aproximadamente duas horas de conversa, onde foram citados os principais acontecimentos relativos ao movimento negro nos EUA, veiculou-se o filme “Panteras Negras”. A obra cinematográfica é dirigida por Mario Van Peebles e conta um pouco da trajetória do movimento negro em Oakland, Califórnia.
Trata-se de um retrato da época, na qual se cria um partido para proteger a população negra da polícia racista. A organização é, acima de tudo, política. Através de um processo educativo e de formação, o partido pretendia conscientizar a comunidade negra de sua condição de classe e função histórica.
O filme mostra como os brancos de Oakland, apoiados pela polícia, tentam se livrar daquilo que consideram ser uma "ameaça" às pretensões da elite norte-americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário